Tratamentos
Tratamento - Endocrinologia
ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA
Saiba mais sobre outros temas aqui!
Diabetes
O Diabetes Mellitus representa um grupo de doenças metabólicas, com causas diversas, que se caracteriza pela presença de HIPERGLICEMIA (aumento da glicose – açúcar - no sangue). Ele está associado a diversas complicações e por isso o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são funadmentais.
OSTEOPOROSE: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
A osteoporose é uma doença esquelética que se caracteriza pela diminuição de massa óssea. Dessa forma, o osso torna-se fino e oco, aumentando o risco de fraturas. Ocorre mais frequentemente em mulheres, principalmente após menopausa quando os níveis de estrogênio diminuem muito.
Deficiencia de Vitamina D
A vitamina D é essencial para o tratamento e prevenção da OSTEOPOROSE, pois ela promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos.
Cirurgia Bariátrica
Para o tratamento da obesidade grave, na falha do tratamento medicamentoso associado a mudanças comportamentais, a cirurgia bariátrica apresenta ótimos resultados, em especial quando associada a doenças. A cirurgia pode ser um tratamento importante e necessário para alguns grupos de pacientes.
Hipercolesterolemia - Aumento do colesterol
O colesterol desempenha funções essenciais, no entanto, o excesso de colesterol no sangue pode ser prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Dislipidemia é o termo utilizado para caracterizar qualquer tipo de distúrbio do metabolismo dos lipídios.
Quanto você quer emagrecer?
É recomendado, para pacientes obesos e com sobrepeso, uma perda de 10% do peso corporal. As pesquisas mostram que esse grau de emagrecimento já está associado a uma melhora significativa nos fatores de risco cardiovasculares. Isso não significa que perder uma quantidade maior não seja benéfica, pode ser sim!
Hiperparatireoidismo Primário
O Hiperparatireoidismo Primário é uma doença da glândula paratireoide que resulta na hipersecreção do hormônio da paratireoide (PTH), hormônio que regula os níveis de cálcio e fósforo no sangue.
Anabolizantes
Substâncias que melhoram o desempenho são aquelas utilizadas pelos indivíduos em busca de melhorar seu desempenho atlético ou a aparência física.
No grupo dessas substâncias estão os esteroides androgênicos anabólicos, conhecidos como anabolizantes.
Diabetes Gestacional
O Diabetes Gestacional é quando a HIPERGLICEMIA (glicose aumentada no sangue) surge durante a gestação. Na população brasileira, ele está presente em aproximadamente 8% das gestantes.
Hipertireoidismo
A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide. Ela produz dois hormônios conhecidos como como T3 e T4 e que são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, pelo modo como o organismo armazena e gasta energia. Ela também influencia o metabolismo ósseo, o controle do colesterol e a regulação da temperatura corpórea.
Quando a tireoide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Quando funciona pouco, denominamos de hipotireoidismo.
Hipotireoidismo: diagnóstico e tratamento
O hipotireoidismo é uma das doenças endócrinas mais comuns. Acomete mais as mulheres e a incidência aumenta com a idade.
A tireoidite autoimune (Tireoidite de Hashimoto) é a principal causa de hipotireoidismo adquirida, seguida pelas causas de destruição da glândula (pós tireoidectomia total ou iodo radioativo).
Coaching em Saúde e Emagrecimento
As técnicas de coaching em saúde permitem que o médico tenha as habilidades necessárias para manter o paciente no caminho do seu desenvolvimento, com a criação de metas realísticas, factíveis, seguras e significativas.
HIPERTRIGLICERIDEMIA
Os TRIGLICERIDES são as principais gorduras do nosso organismo. Quando há um excesso de triglicerídes circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.
Nódulos de Tireóide
Os nódulos da tireoide são lesões arrendondas que surgem no tecido da tireoide e podem ser causadas por várias condições, a maioria delas benigna. A apresentação pode ser variável. A maioria dos nódulos da tireoide não causa sintomas. O passo mais importante é determinar se a lesão é um nódulo benigno ou maligno.
Esteatose Hepática
Esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado. A esteatose não alcoólica atinge cerca de 20% da população geral e cerca de 60% das pessoas obesas. Mais de 70% dos pacientes com esteatose são obesos, e quanto maior o sobrepeso, maior o risco.
Bioimpedância - Composição Corporal
A avaliação da COMPOSIÇÃO CORPORAL é fundamental para quantificar os principais componentes do nosso corpo, possibilitando o diagnóstico, acompanhamento e planejamento preciso do tratamento proposto. O exame de BIOIMPEDÂNCIA é um método prático, indolor e rápido.
Dieta Low Carb - Diabetes e Obesidade
Cada vez mais as pesquisas comprovam que as dietas low-carb emagrecem mais que dietas low-fat (pouca gordura e mais ricas em carboidratos), principalmente nos pacientes com resistência a insulina, e melhoram índices de glicose, colesterol, triglicérides e outros marcadores de saúde.
Hipotireoidismo: da realidade aos mecanismos
Saber a história do hipotireoidismo nos ajuda entender o motivo das bases do diagnóstico e tratamento atuais.