Diabetes e Cuidados com a Boca
Toda pessoa com DIABETES pode sofrer alterações na boca (dentes, gengivas, língua e mucosas), principalmente quando estiver sem controle adequado da glicemia. A doença periodontal é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a sexta complicação do diabetes e é 5x mais comum em pessoas com diabetes.
Dentre as alterações que o excesso de GLICOSE (açúcar) pode causar, pode-se citar a diminuição do fluxo salivar e, como consequência, uma boca mais seca, com alteração do pH da saliva e perda do seu efeito protetor; alterações vasculares (microangiopatia); alterações da flora bacteriana da boca, diminuindo a capacidade de defesa às infecções; aumento da freqüência de infecções por cândida e vírus da herpes; e atrofia das papílas da língua.
Todos esses fatores aumentam o risco do aparecimento de gengivites (inflamação com sangramento da gengiva), aumento da freqüência da cáries e placas bacterianas, periodontides (inflamação com perda óssea da sustentação dos dentes, amolecendo-os), entre outras.
É recomendado a pessoa com DIABETES que fique atento a saúde da sua boca, prestando atenção nas suas gengivas, dentes, presença de tártaros e abscessos. Essas complicações costumam elevar a GLICEMIA e devem ser tratadas imediatamente.
As próteses dentárias devem estar sempre muito bem adaptadas para não causarem irritação e ferimentos gengivas.
O uso de escovas mais macias, creme dental com flúor, fio dental e visitas periódicas ao dentista (pelo menos 1x a cada 6 meses) são medidas fundamentais para a preservação de uma boa saúde bucal em quem tem DIABETES.
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!
Participe gratuitamente do Grupo VIP no TELEGRAM: https://t.me/rodrigobomeny
Acompanhe as novidades pelo Instagram: @rodrigobomeny
Saiba mais sobre o Diabetes:
- Diabetes - Educação em Diabetes - Índice