Diabetes - Tipos de Insulina
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e permite que a glicose entre nas células e seja transformada em energia para o corpo. No paciente com DIABETES há uma deficiência na sua produção e/ou na sua ação (resistência a insulina). Algumas vezes o uso de insulina no TRATAMENTO DO DIABETES pode ser necessário.
Atualmente, todas as insulinas são manufaturadas no laboratório, sendo raras a apresentação da insulina animal para uso humano. Para tentar mimetizar a liberação fisiológica (normal) de insulina pelo pâncreas, vários tipos de insulinas foram desenvolvidos.
Elas variam de acordo com a velocidade que começam a agir (tempo que a insulina leva após a aplicação para entrar nos vasos sangüíneos e começar a baixar a glicose) , com o tempo de pico de ação (período no qual a capacidade da insulina de diminuir a glicose no sangue é máximo) e com a sua duração (quantidade de tempo que a insulina consegue manter o seu efeito de diminuir a glicose no sangue).
Além disso, elas podem ser fabricadas em diferentes concentrações, a mais comum é de 100U, ou seja, 100 unidades por ml de solução. Existe a concentração 500U, reservada para pacientes com muita resistência a insulina e que precisam usar doses muito elevadas de INSULINA.
Compreendendo como a insulina funciona e as suas características, você poderá planejar suas refeições, lanches e exercícios, e entender a importância do uso no horário e nas doses indicadas pelo seu ENDOCRINOLOGISTA. O tratamento com insulina deve se ajustar tanto ao seu estilo de vida quanto às suas necessidades de controle de GLICOSE.
As insulinas mais modernas, chamadas de análogas (ou análogos de insulina), são produzidas a partir da insulina humana e modificadas de modo a terem ação ultra-rápida (Lispro (Humalog®), Aspart (NovoRapid®) ou Glulisina (Apidra®)) ou ação mais prolongada (Glargina (Lantus®), Detemir (Levemir®) e Degludeca (Tresiba®).
Confirma abaixo algumas características dessas INSULINAS:
Ultrarrápida (Análogos Ultrarrápidos)
Nomes: Apidra® (Glulisina), Humalog® (Lispro), NovoRapid® (Asparte)
Início da ação: 15 minutos
Pico de ação: 1-2 horas
Tempo de duração: 3-5 horas
Rápida (Insulina Humana Regular)
Nomes: Humulin®, Novolin®
Início da ação: 30 minutos
Pico de ação: 2-3 horas
Tempo de duração: 6 horas
Ação intermediária (NPH – humana)
Nomes: Humulin® N, Novolin® N
Início da ação: minutos
Pico de ação: horas
Tempo de duração: horas
Ação intermediária (NPH – humana)
Nomes: Humulin® N, Novolin® N
Início da ação: minutos
Pico de ação: 5-8 horas
Tempo de duração: até 18 horas
Longa duração - Análogos lentos
Nomes: (Lantus® (Glargina), Levemir® (Detemir), Tresiba® (Degludeca)
Início da ação: 90 minutos
Pico de ação: Sem pico
Tempo de duração: Lantus: até 24 horas - Levemir: de 16 a 24 horas - Degludeca: > 24h
As insulinas podem vir em frascos ou canetas. Os frascos são de 10 ml (para uso com seringas de insulina) e o refis, são de 3 ml (usados em canetas de aplicação de insulina), assim como podem vir em canetas de aplicação descartáveis.
Outra forma de administração de insulina é a bomba de insulina.
As insulinas também podem ser apresentadas na forma de pré-misturas. Há vários tipos de pré-misturas: insulina NPH + insulina Regular, na proporção de 70/30, análogos de ação prolongada + análogos de ação rápida (Humalog® Mix 25 e 50, Novomix®30).
Em 2015 a insulina inalatória Afreza foi aprovada para o uso nos Estados Unidos. A Afrezza é uma insulina de ação rápida que deve ser aplicada antes das refeições, por pessoas com Diabetes tipo 1 ou Diabetes tipo 2. Ela não substitui as insulinas de longa duração.
Além dessas, as empresas têm lançado variações das insulinas em maior concentração, como a Toujeo® (300 unidades/ml de Glargina), da Sanofi®, já aprovada na ANVISA e com previsão de lançamento em 2016; e a Humalog® 200 unidades/ml de Lispro, da Lilly®.
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!
Saiba mais sobre o Diabetes:
- Diabetes - Educação em Diabetes - Índice