Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Hiperparatireoidismo Primário

O QUE É?

O Hiperparatireoidismo Primário é uma doença da glândula paratireoide que resulta na hipersecreção do hormônio da paratireoide (PTH), hormônio que regula os níveis de cálcio e fósforo no sangue. É a causa mais comum de hipercalcemia diagnosticada ambulatorialmente.

É mais frequente no sexo feminino, principalmente entre os 40 e 65 anos de idade. Dentre as causas, os adenomas respondem por 90% dos casos, a hiperfunção de múltiplas glândulas e o carcinoma de paratireoide pelo restante.

paratireoide hiperparatireoidismo endocrinologista 

SINTOMAS

Atualmente, a maioria dos pacientes é assintomática e é diagnosticada em exames de rotina, quando se identifica hipercalcemia. Os sintomas, quando presentes, são secundários aos níveis elevados de cálcio no sangue: fraqueza, depressão, dor óssea, dor muscular, osteoporose, inapetência, náuseas e vômitos, constipação. A nefrolitíase (calculose renal) recorrente é a manifestação renal mais comum.

DIAGNÓSTICO

O Hiperparatireoidismo Primário precisa ser diferenciado de outras causas de hipercalcemia, bem como de doenças que levem a osteoporose, nefrolitíase e nefrocalcinose. O diagnóstico é confirmado através da realização de exames laboratoriais e de imagem. Os exames de imagem (cintilografia de paratireoide e ultrassom cervical) também são úteis e importantes para tentar identificar a paratireoide doente, facilitando o ato operatório.

 Cintilografia de Paratireoide

TRATAMENTO

O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dependendo das condições e sintomas associados. A cirurgia normalmente é indicada para as pessoas com menos de 50 anos, cálcio no sangue muito elevado, insuficiência renal, cálculo renal ou osteoporose. Na ausência desses critérios e de acordo com aspectos clínicos do paciente, pode-se optar pelo tratamento medicamentoso e/ou acompanhamento laboratorial.

 

Saiba mais sobre:

Nódulos da Tireóide

Hipotireoidismo - diagnóstico e tratamento

Hipertireoidismo - diagnóstico e tratamento

Deficiência de Vitamina D

Osteoporose - diagnóstico e tratamento

 

Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio para uma vida mais saudável!

Email

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Coaching em Saúde e Emagrecimento

instagram

Siga no Instagram: @dr.rodrigobomeny

Site criado por Empório de Sites e otimizado por Agencia Digital