Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Hipertireoidismo

O QUE É?

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide. Ela produz dois hormônios conhecidos como como T3 e T4 e que são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, pelo modo como o organismo armazena e gasta energia. Ela também influencia o metabolismo ósseo, o controle do colesterol e a regulação da temperatura corpórea.

Quando a tireoide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de HIPERTIREOIDISMO. Quando funciona pouco, denominamos de hipotireoidismo.

SINTOMAS

Diversos são os sinais e sintomas apresentados, podendo variar a intensidade e frequência conforme a idade e gravidade do hipertireoidismo. Entre eles podemos citar: irritabilidade, insônia, ansiedade, intolerância ao calor, palpitações, arritmias, fraqueza, perda de peso, disfunção erétil, queda de cabelos, pele quente, tremores, insuficiência cardíaca, osteoporose, dor e aumento do pescoço (bócio), edema nos membros inferiores e alterações oculares.

As principais causas do hipertireoidismo são a DOENÇA DE GRAVES, causa mais comum e que acomete principalmente mulheres, sendo uma doença autoimune, na qual o próprio organismo produz auto-anticorpos que vão estimular a tireóide, o adenoma e BÓCIO MULTINODULAR TÓXICO (presença de nódulos tireoidianos que produzem hormônio em excesso de uma forma não controlada) e TIREOIDITES (inflamação da tireóide com liberação de hormônios).

 BOCIO HIPERTIREOIDISMO ENDOCRINOLOGISTA

 

DIAGNÓSTICO

ultrassom tireoide endocrinologista sp

O diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais (dosagem hormonais, tais como TSH e T4L) e de imagem (Ultrassom de Tireóide, Cintilografia de Tireóide). Com o Ultrassom é possível definir o tamanho da tireóide, a sua textura e vascularização, assim como a presença de nódulos.

 TRATAMENTO

A escolha do melhor tratamento é feita após identificada a causa do hipertireoidismo e conversa com o paciente, estabelecendo o risco e benefício de cada tratamento, entre eles o uso de medicação oral (para diminuir a produção de hormônios), a cirurgia (retirada da tireoide ou do nódulo) e a radioiodo terapia.

 

Saiba mais sobre:

Nódulos da Tireóide

Hipotireoidismo - diagnóstico e tratamento

Hiperparatireoidismo Primário

 

Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio para uma vida mais saudável!

Email

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Coaching em Saúde e Emagrecimento

instagram

Siga no Instagram: @dr.rodrigobomeny

Site criado por Empório de Sites e otimizado por Agencia Digital