Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

OSTEOPOROSE: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

 

O QUE É?

 

A OSTEOPOROSE é uma doença esquelética que se caracteriza pela diminuição de massa óssea. Dessa forma, o osso torna-se fino e oco, aumentando o risco de fraturas. Ocorre mais frequentemente em MULHERES, principalmente após  menopausa quando os níveis de estrogênio diminuem muito.

 

diagnostico osteoporose endocrinologista

 

SINTOMAS

 

Como a doença ocorre na maioria das vezes sem sintomas, deve ser feito rastreamento para o diagnóstico de osteoporose, antes do aparecimento de alguma FRATURA- que geralmente ocorre com a progressão da doença. A presença de dores nas costas e/ou diminuição da estatura podem indicar o aparecimento de fraturas vertebrais.

Alguns fatores podem aumentar o risco de uma pessoa ter osteoporose e fratura, como o uso de glicocorticóide, tabagismo, história familiar de osteoporose, história prévia de fratura, sexo feminino, sendentarismo, baixa ingesta de cálcio, menopausa antes dos 45 anos, baixa exposição solar e idade avançada.

 

DIAGNÓSTICO

 

O diagnóstico é feito através da DENSITOMETRIA ÓSSEA. Esse exame consegue medir a densidade mineral dos ossos e detectar precocemente e de forma precisa a redução da massa óssea. É um exame rápido, indolor, preciso e com baixa exposição a radiação.

A densitometria óssea está indicada para todas as mulheres a partir de 65 anos e para todos homens a partir de 70 anos. Mulheres menopausadas e homens com mais de 50 anos que possuam pelo menos um dos fatores de risco descritos acima também devem realizar o exame para investigar a presença da osteoporose.

diagnostico osteoporose densitometria endocrinologista

 

Exames laboratoriais devem ser solicitados para afastar causas secundárias (doenças que podem acarretar perda de massa óssea), como hiperparatireoidismo, hipogonadismo, doença celíaca e hipertireoidismo. Outro exame importante é a radiografia de coluna (torácica e lombar), que deve ser realizada para identificação de fraturas vertebrais.

 

TRATAMENTO

 

O risco de desenvolver osteoporose pode ser diminuído através de medidas comportamentais simples, como aumento do consumo de CÁLCIO, atividade física e aporte adequado de VITAMINA D.

 

tratamento osteoporose calcio endocrinologista

 

 Para tratamento e prevenção, podem ser usadas medicações anti-reabsortivas - que diminuem a perda de massa óssea (alendronato, risedronato, ibandronato, ácido zolendrônico, raloxifeno, estrógeno, calcitonina, ranelato de estrôncio) e pró-formadoras - que estimulam a formação de massa óssea (teriparatida, ranelato de estrôncio).

Saiba mais sobre:

Deficiência de Vitamina D

Hiperparatireoidismo Primário

Hipotireoidismo - diagnóstico e tratamento

Hipertireoidismo - diagnóstico e tratamento

 

Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio para uma vida mais saudável!

Email

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Coaching em Saúde e Emagrecimento

instagram

Siga no Instagram: @dr.rodrigobomeny

Site criado por Empório de Sites e otimizado por Agencia Digital