HIPERTRIGLICERIDEMIA
O QUE É?
Os TRIGLICERIDES são as principais gorduras do nosso organismo.
Eles podem ser adquiridos através da ALIMENTAÇÃO ou produzidos pelo nosso próprio organismo no fígado. São importantes, pois servem como fonte energética para os momentos de jejum prolongado ou alimentação insuficiente.
Quando há um excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.
A HIPERTRIGLICERIDEMIA é definida como níveis elevados de triglicérides a partir de 150 mg/dL. Pode aparecer isoladamente ou em combinação com outras alterações do colesterol, como altos níveis do colesterol LDL (hipercolesterolemia) ou níveis baixos de colesterol HDL.
Os níveis de triglicerídeos podem se elevar por vários motivos. Algumas pessoas apresentam alterações genéticas que predispõem à hipertrigliceridemia, outras desenvolvem triglicerídeos altos secundariamente a uma dieta hipercalórica (rica en carboidratos) ou à presença de determinadas doenças. Pode ser, portanto, classificada em primárias ou secundária.
OBESIDADE, sedentarismo, hipotireoidismo, alcoolismo e DIABETES são condições frequentemente associadas ä hipertrlgliceridemia.
SINAIS SINTOMAS
Apenas as formas graves de hipertrigliceridemia são acompanhadas de sinais clínicos característicos, como xantomas eruptivos e alterações retinianas. Algumas pessoas podem desenvolver pancreatite pela hipertrigliceridemia.
Níveis elevados de triglicerídeos também estão associados a um maior depósito de gorduras no fígado, provocando uma alteração conhecida como ESTEATOSE HEPÁTICA, assim como um maior risco de DOENÇAS CARDIOVASCULARES.
Entretanto, a maioria das pessoas com hipertrigliceridemia não sente nada (assintomáticos), sendo o diagnóstico realizado durante exames de rotina.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é realizado através da coleta de sangue e análise laboratorial.
Valores de triglicérides maiores que 150 mg/dl são indicativos de hipertrigliceridemia.
TRATAMENTO
As modificações do estilo de vida devem ser sempre incentivadas nos indivíduos com hipertrigliceridemia e devem incluir DIETA COM BAIXA QUANTIDADE DE CARBOIDRATO, associada a ATIVIDADE FÍSICA regular, redução do consumo de álcool e abandono do tabagismo.
O EMAGRECIMENTO contribui (perda de 10% do peso corporal) pode contribuir para o controle dos triglicérides.
É importante destacar que o uso de remédios para controlar a hipertrigliceridemia de modo algum exclui a necessidade do paciente mudar HÁBITOS DE VIDA. Na hipertrigliceridemia isolada a medicação mais utilizada são os FIBRATOS, e posteriormente o ácido nicotínico e os ácidos ômega 3. Eles podem ser utilizados em associação também.
Na hiperlipidemia mista, os valores de triglicérides deverão orientar o modo como o tratamento medicamentoso será realizado.
Embora sejam medicações de escolha para o tratamento da hipercolesterolemia, as estatinas apresentam benefício também na redução dos níveis plasmáticos dos triglicérides. Embora raramente o seu uso seja necessário e recomendado.
O tratamento deve ser INDIVIDUALIZADO e sempre discutido entre o médico e o paciente.
Participe gratuitamente do Grupo VIP no TELEGRAM: https://t.me/rodrigobomeny
Acompanhe as novidades pelo Instagram: @rodrigobomeny
Saiba mais sobre:
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio para uma vida mais saudável!