Emagrecimento e Dieta Low Carb: mitos e verdades
Mito: você não pode obter todas as vitaminas e minerais que você precisa para a saúde em uma dieta baixa em carboidratos.
Se você escolher se alimentar com uma variedade de alimentos naturalmente com baixo teor de carboidratos (por exemplo, ovos, peixes, carnes, aves, nozes, sementes, queijo, azeite, creme de leite, manteiga e uma vasta gama de legumes) vai automaticamente atingir a ingestão adequada de todas as vitaminas e minerais essenciais.
Mas e a vitamina C? Como vou manter os níveis adequados se não posso tomar suco de laranja? Diversos outros alimentos são extremamente ricos em vitamina C, tais como: pimentões, couve-flor, couve e brócolis. Por exemplo, há 42 mg de vitamina C - metade da ingestão diária recomendada - (e apenas 5 gramas de carboidratos ) em meia xícara de morangos frescos.
Mito: maior risco de ossos frágeis e crise renal
Muitas pessoas dizem que ouviram dizer que dietas como Atkins, que são baixas em carboidratos e ricas em proteínas, podem levar a um enfraquecimento dos ossos (osteoporose) e piora da função dos rins.
Em primeiro lugar, uma dieta Low Carb bem formulada não é realmente tão alto em proteína. A definição de uma dieta Low Carb é ter menos carboidrato, e não muita proteína. A quantidade de proteína consumida pelas pessoas que fazem uma alimentação Low Carb é semelhante as pessoas que não as fazem.
A razão pela qual as pessoas acham que a ingestão de proteínas superiores ao mínimo recomendado impacta negativamente no osso é pelo aumento discreto no aumento da excreção de cálcio pela urina. Isso poderia indicar um maior risco de perda óssea a longo prazo e desenvolvimento de osteoporose. No entanto, é sabido que o aumento da proteína na alimentação também provoca maior absorção intestinal de cálcio na dieta. E o que as pesquisas mais recentes sugerem? Justamente o contrário, que dietas mais elevadas em proteína estão associadas a ossos mais saudáveis à medida que as pessoas envelhecem.
Semelhante à situação com os ossos, a preocupação com problemas renais decorre da crença de que dietas ricas em proteínas contribuem para a doença renal. Esta crença é baseada em estudos de restringir a proteína em pessoas que já têm danos graves rins. No entanto, não há sinais de prejuízo aos rins associado a ingestão de proteína em pessoas com função renal normal. O fato de se restringir algo na presença de uma doença, não significa que ele cause a doença. Diversos estudos demonstram que não há prejuízo da função dos rins na vigência de uma alimentação Low Carb, pelo contrário, alguns estudos em pessoas com diabetes demonstram melhora da função dos rins.
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTAtire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!
Saiba mais sobre o Diabetes:
- Dieta Low Carb e Diabetes - tudo o que você precisa saber!