Dieta Low Carb e Diabetes: albuminúria
A excreção de albumina pela urina é um marcador precoce de disfunção renal causado pelo diabetes. Além disso, a presença de microalbuminuria está associada ao aumento da mortalidade cardiovascular.
Um dos tratamentos preconizados para o tratamento da albuminuria (excreção de albumina pela urina) é, além da melhora do controle glicêmico e da pressão arterial, o uso de medicações como os Bloqueadores dos Receptores de Angiotensina (BRA).
Um estudo publicado em 2012, no Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity Targets and Therapy, analisou o uso da dieta Low Carb em pessoas com Diabetes e presença de disfunção renal precoce.
Um total de 124 pessoas foram submetidas a uma dieta low carb por 12 meses, sendo analisado antes e após a conclusão do estudo, além da excreção de albumina, a glicose sanguínea, insulina de jejum, perfil de colesterol, hemoglobina glicada, peso e doses das medicações.
Dessas pessoas, pouco mais da metade tinha excreção de albumina normal, 50 tinham microalbuminuria e 6 macroalbuminuria.
Pessoas com diabetes muito descompensado, com HbA1C > 9,0 (hemoglobina glicada) ou com disfunção renal estabelecida (Cr > 1,5) foram excluídas do estudo.
Como já visto em outros estudos, o uso de uma dieta low carb, no tratamento do diabetes, leva a uma melhora da hemoglobina glicada e do colesterol, perda de peso, diminuição da pressão arterial, melhora da sensibilidade a insulina e diminuição das doses dos hipoglicemiantes.
O mais interessante do estudo, entretanto, foi o fato da dieta low carb ter normalizado a excreção de albumina em 50% dos pacientes que tinha alteração da sua excreção no inicio do tratamento.
Esse benefício permanecia alto mesmo quando feita a analise estatistica levando em consideração o uso de omelsartan (bloqueador do receptor de angiotensina - que interfere na excreção de albumina) ou metformina.
Essa redução na excreção de albumina é significativa e positivamente associada uma redução da resistência a insulina. O aumento da excreção de albumina está diretamente relacionada a resistência a insulina, estimada através do HOMA.
Altas doses dos BRA são capazes de reduzir 48% os níveis de albuminuria. Nesse estudo, o uso de uma dieta low carb foi capaz de reduzir em 40% os níveis de albuminuria (na análise que exclui as pessoas com diabetes em uso de BRA). Ou seja, uma eficácia muito semelhante ao uso da medicação, associada a todos os outros benefícios metabólicos.
Apesar de ser um estudo com um pequeno número de pessoas com diabetes e sem grupo controle (ou seja, sem um grupo com características semelhantes e que seguiram uma outra dieta), ele sugere que a dieta low carb, além de não causar danos a função renal, pode inclusive levar a uma melhora dos marcadores de disfunção renal precoce, em uma população com um perfil semelhante a estudada.
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!
Saiba mais sobre o Diabetes:
- Dieta Low Carb e Diabetes - tudo o que você precisa saber!