Armazenamento da Insulina
Como devo guardar as insulinas?
As insulinas lacradas (aquelas que ainda não estão em uso – frascos, refis para canetas e canetas descartáveis lacradas), devem ser armazenadas na geladeira (temperatura entre 2 e 8ºC).
O local recomendado é a prateleira acima da gaveta de vegetais. As prateleiras e gavetas próximas ao freezer podem expor a insulina a temperaturas inferiores a 2º C, ocasionando congelamento e perda de efeito.
A porta da geladeira também não é indicada para o armazenamento. As aberturas constantes causam movimentação do frasco e variação da temperatura, podendo danificar a insulina.
Já as insulinas em uso (abertas), podem ser mantidas na geladeira (entre 2 e 8ºC), ou em temperatura ambiente (15 e 30ºC), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações bruscas de temperatura. Quando mantida em geladeira, a insulina deve ser retirada com 30 minutos de antecedência da aplicação, para evitar desconforto e irritação no local.
Depois de aberta, pode ser deixada à temperatura ambiente (menor do que 30°C) por 30 dias, com exceção da detemir (Levemir), que pode ficar em temperatura ambiente por até 42 dias.
Os fabricantes não recomendam guardar a caneta recarregável em geladeira, porque pode danificar o mecanismo interno e, em alguns casos, interferir no registro da dose correta; devendo então, ser mantida em temperatura ambiente. Já as canetas descartáveis, podem ser armazenadas tanto em geladeira, quanto em temperatura ambiente.
A data de validade a ser considerada é a que está impressa na embalagem.
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!