Glicose - O nosso combustível?
Quando comemos, os alimentos são digeridos e quebrados em pequenas substâncias no nosso INSTESTINO.
São chamados de nutrientes os componentes dos alimentos que têm funções especícas e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde. Eles podem ser classicados em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).
Um exemplo disso é o que ocorre quando comemos pães, massas, arroz, frutas e cereais - alimentos ricos em CARBOIDRATOS.
Os carboidratos são a principal fonte de energia da alimentação preconizada atualmente e incluem as frutas, cereais e derivados (arroz, trigo, centeio, cevada, milho, aveia, farinhas de trigo, massas, pães, biscoitos, macarrão), tubérculos (batata-doce, inhame, mandioca), vegetais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja), doces e açucares. A maioria das carnes e gorduras contem pouca quantidade de carboidrato.
A glicose (que é um AÇUCAR simples, um monossacarídeo) é o resultado final da digestão desses alimentos no nosso organismo.
Usamos a GLICOSE para pensar, andar, cantar, correr! Ela pode ser a principal fonte de ENERGIA do nosso corpo! A glicose é transportada pelos vasos sanguíneos até encontrar as CÉLULAS que precisam dessa energia.
Entretanto, - or alguns milhões de anos utilizamos a gordura e a proteina como fonte principal de energia. Muitos estudos atuais demonstram os beneficios de uma dieta com baixa quantidade de carboidrato (low carb) no controle do diabetes, perda de peso, melhora dos níveis de colesterol. E mesmo diante do aumento do consumo de gordura e proteínas, esse tipo de alimentação não piorou marcadores de doença cardiovascular. Pelo contrário, alguns estudos epidemiológicos sugerem que o consumo de gordura saturada possa ter um efeito neutro no aparecimento de doenças do coração. Além disso, os estudos comprovam que não ocorre diminuição da "energia" e nem da qualidade de vida ao optar por uma alimentação Low Carb.
Para saber qual a importância da INSULINA nesse processo clique aqui.
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!