Dieta Low Carb e Diabetes: 3 pontos essenciais!
1. Embora as dietas low carb possam ser extremamente eficaz no controle do diabetes (melhora da glicose no sangue), na melhora do colesterol associado ao diabetes e na perda de peso, na maioria dos pacientes, estes benefícios não duram muito tempo após a suspensão da restrição do consumo de carboidratos (dieta low carb). Assim, há pouco beneficio de empregar esse tipo de alimentação por apenas um curto prazo no tratamento do diabetes. Para a maioria das pessoas com diabete que escolhem começar uma dieta low carb (sempre com um acompanhamento de um endocrinologista), é preciso estar ciente a restrição permanente do consumo de carboidratos é que trará maior benefício, transformando a alimentação low carb parte do seu novo estilo de vida saudável.
2. O grau de restrição de carboidratos necessário para atingir os objetivos de perda de peso e controle de diabetes varia muito entre as pessoas com diabetes. Pode também variar entre a mesma pessoa pessoa também, já que o grau de restrição para promover a perda de peso pode ser diferente do necessário para controlar de forma ótima as alterações metabólicas associadas ao diabetes.
3. A capacidade de sustentar uma ingestão muito baixa de carboidratos indefinidamente é sinônimo de comer mais do que as quantidades normalmente de gordura por um longo tempo. Para poder fazer isso, os tipos certos de gordura precisam ser enfatizados e a pessoa com diabetes precisa viver em um ambiente social e médico que fortaleça essa decisão. Se a pessoa é constantemente abordada pela família, médico ou nutricionista, com argumentos que comer uma dieta rica em gordura é perigoso, poucos conseguirão manter a alimentação low carb indefinidamente. Mesmo se você não está convencido sobre a segurança absoluta de uma dieta low carb, é importante que você considere essas duas opções: a) permanecer com obesidade, em uso de insulina e tomar duas drogas orais enquanto a sua glicemia em jejum permanece acima de 200 mg/dl e desenvolver complicações precoces relacionadas ao diabetes ou b) emagrecer, ter a glicose no sangue normalizada, sem o uso de medicação e diminuir a incidência de complicações crônicas relacionadas ao diabetes, realizando uma alimentação com restrição de carboidratos. Qual o potencial risco desconhecido associado com essa última opção (ex. uma dieta bem formulada, pouco carboidrato, proteína moderada, alta gordura) pode superar a probabilidade de se tornar uma pessoa com diabetes, problemas nos rins, coração e cego, associada a primeira opção?
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTAtire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!
Saiba mais sobre o Diabetes:
- Dieta Low Carb e Diabetes - tudo o que você precisa saber!