Hipertireoidismo
O QUE É?
A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide. Ela produz dois hormônios conhecidos como como T3 e T4 e que são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, pelo modo como o organismo armazena e gasta energia. Ela também influencia o metabolismo ósseo, o controle do colesterol e a regulação da temperatura corpórea.
Quando a tireoide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de HIPERTIREOIDISMO. Quando funciona pouco, denominamos de hipotireoidismo.
SINTOMAS
Diversos são os sinais e sintomas apresentados, podendo variar a intensidade e frequência conforme a idade e gravidade do hipertireoidismo. Entre eles podemos citar: irritabilidade, insônia, ansiedade, intolerância ao calor, palpitações, arritmias, fraqueza, perda de peso, disfunção erétil, queda de cabelos, pele quente, tremores, insuficiência cardíaca, osteoporose, dor e aumento do pescoço (bócio), edema nos membros inferiores e alterações oculares.
As principais causas do hipertireoidismo são a DOENÇA DE GRAVES, causa mais comum e que acomete principalmente mulheres, sendo uma doença autoimune, na qual o próprio organismo produz auto-anticorpos que vão estimular a tireóide, o adenoma e BÓCIO MULTINODULAR TÓXICO (presença de nódulos tireoidianos que produzem hormônio em excesso de uma forma não controlada) e TIREOIDITES (inflamação da tireóide com liberação de hormônios).
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais (dosagem hormonais, tais como TSH e T4L) e de imagem (Ultrassom de Tireóide, Cintilografia de Tireóide). Com o Ultrassom é possível definir o tamanho da tireóide, a sua textura e vascularização, assim como a presença de nódulos.
TRATAMENTO
A escolha do melhor tratamento é feita após identificada a causa do hipertireoidismo e conversa com o paciente, estabelecendo o risco e benefício de cada tratamento, entre eles o uso de medicação oral (para diminuir a produção de hormônios), a cirurgia (retirada da tireoide ou do nódulo) e a radioiodo terapia.
Saiba mais sobre:
Hipotireoidismo - diagnóstico e tratamento
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio para uma vida mais saudável!