Dieta Low Carb e Diabetes: gordura visceral
O acúmulo de gordura abdominal, tanto do tecido adiposo visceral, quanto no tecido adiposo subcutâneo, é conhecido por estar fortemente ligado ao desenvolvimento de doenças metabólicas, mesmo entre indivíduos não obesos. Várias intervenções alimentares e/ou de atividade física, incluindo dietas de baixo carboidrato (dieta low carb), reduziram o excesso de gordura abdominal em estudos prévios.
A eficácia de uma dieta low carb já foi demonstrada em termos de controle glicêmico, perda peso corporal (emagrecimento) e perfil lipídico. Esse estudo investigou o efeito de uma dieta low carb no tecido adiposo visceral e tecido subcutâneo, além de examinar a associação entre a diminuição na redução da ingestão de carboidratos na gordura abdominal entre os pacientes com diabetes tipo 2.
Sessenta e seis pacientes (45 homens e 31 mulheres, idade média de 59 anos) com diabetes tipo 2, foram instruídos a seguir uma dieta low carb por 3 meses. Foram avaliadas a distribuição de gordura abdominal por meio de tomografia computadorizada e a ingestão de macronutrientes através de recordatório alimentar.
A aderência a dieta foi boa durante o período do estudo, sendo que ao final dos 3 meses a % de calorias ingeridas através do carboidrato, gordura e proteína foi 41% - 33% - 18%, representando uma diminuição de 20% no total de carboidratos ingeridos em relação ao inicio do estudo. Ou seja, não foi uma dieta muito restritiva em carboidratos, algo em torno de 100- 150 g/dia.
A gordura visceral, assim como a gordura subcutânea, diminuíram significativamente durante os três meses. A diminuição da ingestão de carboidratos (g / dia) e a % de carboidratos ingeridos foram correlacionados com a diminuição (%) da gordura visceral.
Conclusão dos autores: No presente estudo com pacientes japoneses com diabetes tipo 2, o uma dieta low carb moderada levou a reduções notáveis tanto na ingestão de carboidratos como de energia total (calorias). Em resposta a estas alterações nutricionais, dois grandes resultados foram alcançados. Em primeiro lugar, tanto a gordura visceral como a subcutânea, diminuíram significativamente, mesmo com uma intervenção de curto prazo. Segundo, a diminuição da ingestão de carboidratos (g / dia) e a % de carboidratos ingeridos foram diretamente correlacionadas com a diminuição (%) da gordura visceral. A diminuição da ingestão de carboidrato foi significativamente correlacionada com a perda de peso nos homens, independentemente da redução da ingestão energética. Consequentemente, a redução dos carboidratos pode eficientemente permitir a perda de gordura visceral durante a fase inicial de uma dieta low carb moderada em pacientes com diabetes.
Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTAtire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!
Saiba mais sobre o Diabetes:
- Dieta Low Carb e Diabetes - tudo o que você precisa saber!