Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Tratamento do Diabetes - Liraglutida (Victoza)

O Victoza pode ser usado em combinação com antidiabéticos orais e/ou insulina basal quando estes, em conjunto com dieta e exercício, não alcançaram um controle glicêmico adequado. Além disso a liraglutida (princípio ativo) agora tem seu uso aprovado para tratamento da obesidade com o nome comercial de Saxenda.

 

A liraglutida é um análogo do GLP-1, ou seja, imita a ação deste hormônio. O GLP-1 é um hormônio produzido normalmente em nosso organismo pela porção final do intestino delgado e sua secreção é estimulada pela chegada do alimento nesta região.

 

Após ser secretado, o GLP-1 promove o aumento da saciedade e consequentemente redução da ingestão de alimentos por dois mecanismos: uma ação sobre o centro da saciedade no cérebro e por causar um retardo no esvaziamento do estômago.

 

Também foi demonstrado em animais que o uso de GLP-1 modifica a preferência alimentar, reduzindo a busca por alimentos ricos em açúcar e gordura.

 

Se houver uma hiperglicemia, como ocorre em pacientes diabéticos, também estimula o pâncreas a secretar insulina. É exatamente por esta ação “inteligente” de apenas aumentar a secreção de insulina se a glicemia estiver elevada que seu uso foi estudado e aplicado em pacientes obesos sem diabetes.

 

A liraglutida tem duração de ação de 24 horas e melhora o controle glicêmico reduzindo a glicemia de jejum e pós-prandial em pacientes com diabetes tipo 2.

 

O medicamento é injetável e aplicação é feita pelo próprio paciente, uma vez ao dia, no subcutâneo. A medicação já vem em uma caneta aplicadora equipada com uma agulha muito fina o que torna a aplicação praticamente indolor.

 

Antes de começar a usar Victoza®, armazene em refrigerador (2 °C a 8 °C). Mantenha longe do compartimento congelador. Não congele e não utilize se tiver sido congelado. Após aberto, válido por 1 mês, sendo armazenado à temperatura ambiente (entre 15 °C e 30 °C) ou em refrigerador (2 °C a 8 °C).

 

Apesar dos bons resultados observados com o uso do Victoza, é fundamental destacar que se trata de uma medicação nova e portanto necessita de seleção criteriosa dos pacientes, devendo ter acompanhamento com endocrinologista e laboratorial frequente.

 

Como os outros MEDICAMENTOS, o Victoza pode causar efeitos colaterais em alguns pacientes. Os efeitos colaterais mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. Esses efeitos, normalmente, não são graves e são mais comuns no início do tratamento.

 

Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!

 

Saiba mais sobre o Diabetes:

- Diabetes - Educação em Diabetes - Índice

 

 

 

ImprimirEmail

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Especialista em Diabetes

instagram

Siga no Instagram: @rodrigobomeny