Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Hipercolesterolemia - Aumento do colesterol

O QUE É?

 

O colesterol e os triglicérides são os principais lipídios (GORDURAS) do sangue. Os Triglicérides têm a função de transportar a energia dos alimentos e das reservas do organismo para as células corporais. O COLESTEROL é um importante componente das membranas celulares e participa da síntese dos ácidos biliares e dos hormônios esteroides.

Ou seja, o colesterol desempenha funções essenciais, no entanto, o excesso de colesterol no sanguem pode ser prejudicial, dependendo dos seus valores,  aumentando o risco de desenvolver DOENÇAS CARDIOVASCULARES.

Eles são transportados no plasma em associação a proteínas específicas, formando complexos denominados LIPOPROTEÍNAS. Estas são classificadas de acordo com a sua densidade.

 

colesterol lipoproteina endocrinologista

 

- LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento. Estudos sugerem que o seu valor isolado não é o melhor marcador de risco de doença cardiovascular.

- HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

 

Colesterol HDLxLDL endocrinologista

 

DISLIPIDEMIA é o termo utilizado para caracterizar qualquer tipo de distúrbio do metabolismo dos lipídios.

Algumas doenças (particularmente o diabetes, OBESIDADE, hipotireoidismo e alcoolismo) e medicações podem predispor à dislipidemia, por interferirem com o metabolismo de uma ou mais lipoproteínas, levando ao aumento do colesterol e/ou triglicérides.

O distúrbio mais característico do HIPOTIREOIDISMO é a elevação do LDL-c. A dislipidemia observada em pacientes com DIABETES caracteriza-se por hipertrigliceridemia, redução do HDL-c e aumento do número de partículas LDL pequenas e densas, as quais são mais aterogênicas. Pessoas com diabetes que são tratados com uma alimentação Low Carb (menos carboidrato e mais gordura) consistentemente apresentam melhora do seu perfil lipídico.

 

SINTOMAS

 

Somente em casos raros o diagnóstico da hipercolesterolemia é clínico, uma vez que o achado de xantomas (tuberosos ou tendíneos), xantelasmas e arco corneano, muito indicativos do problema, não é frequente, e restringe-se às formas graves.

A hipercolesterolemia, assim como a hipertensão arterial, o diabetes, o TABAGISMO e a obesidade, estão entre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares (infarto, derrame).

 

colesterol aterosclerose endocrinologista

 DIAGNÓSTICO

 

Como a presença de sintomas é rara, na maioria dos casos são necessários exames laboratoriais para se estabelecer o diagnóstico da hipercolesterolemia.

De acordo com o resultado é possível classificar as dislipidemias:

- Hiperpercolesterolemia isolada – elevação isolada do LDL-c 

-   - Hipertrigliceridemia isolada – elevação isolada dos triglicérides

-   - Hiperlipídemia Mista – valores aumentados tanto do LDL-c quanto dos triglicérides

-   - HDL baixo – redução do HDL-c isolado ou associada ao aumento do LDL-c e/ou TG

 

TRATAMENTO

 

O tratamento deve ser sempre individualizado.

Geralmente mudanças do estilo de vida são necessárias e incluem:

 

- A maioria das sociedades médicas recomendam a adoção de uma dieta hipocalórica e com baixo teor de gordura saturada e colesterol entretanto, diversos estudos mostram que uma alimentação com pouca quantidade de carboidrato, mesmo que com uma quantidade maior de ingestão de gorduras, também é benéfica para a melhora dos níveis de colesterol.

- Redução do peso corporal

- Atividade física regular (na ausência de contraindicações)

- Cessação do tabagismo

- Controle de outros fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes)

- Hipolipemiantes (medicações para reduzir o colesterol) - o uso deve ser indicado de acordo com o risco cardiovascular individual.

 

Saiba mais sobre:

Obesidade

Cirurgia Bariátrica

Diabetes

Diabetes Gestacional

Esteatose Hepática

Hipertrigliceridemia

Avaliação da Composição Corporal

Anabolizantes

Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio para uma vida mais saudável!

Email

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Coaching em Saúde e Emagrecimento

instagram

Siga no Instagram: @dr.rodrigobomeny

Site criado por Empório de Sites e otimizado por Agencia Digital