Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Dieta Low Carb e Diabetes: diabetes tipo 1 e dieta low carb

 

Poucos estudam científicos analisaram os resultados de uma dieta baixa em carboidratos (Low Carb) no controle do diabetes tipo 1 nos últimos 30 anos, apesar do ressurgimento do interesse pelo uso da dieta low carb em pessoas com obesidade e naqueles com diabetes tipo 2. Embora haja alguma confusão em relação à terminologia, a revisão mais recente sugere que uma dieta baixa em carboidratos deve conter menos de 130 g de carboidratos por dia.


Nielsen et al relatam uma análise de 48 pacientes com DM tipo 1 com uma dieta low carb (baixa em carboidratos). A hemoglobina glicada (HbA1c) média reduziu de 7,7% para 6,4% após 3 meses e manteve-se neste nível durante 4 anos.

 

Com o desenvolvimento de análogos de insulina de curta e longa duração, a prática de combinar a insulina de curta duração com a ingestão de carboidratos tornou-se muito mais precisa. Isto dá aos pacientes uma maior flexibilidade para variar a ingestão de carboidratos, ou se desejado, para reduzir significativamente a ingestão de carboidratos.

dieta low carb diabetes tipo 1

Este pequeno ensaio controlado randomizado testou a viabilidade de uma dieta baixa em carboidratos (low carb) em comparação com uma dieta padrão (alto carboidrato, baixa quantidade de gordura), ambos combinados com contagem de carboidratos, no controle glicêmico, variabilidade da glicose, dose diária total de insulina e qualidade de vida em um grupo de participantes com diabetes tipo 1.


Para participar do estudo era preciso ter diabetes tipo 1 e estar usando múltiplas injeções diárias de insulina, incluindo insulina de ação rápida no horário da refeição. Os participantes precisavam estar dispostos a automonitorar a glicose (glicemia capilar) e aprender e utilizar habilidades de contagem de carboidratos.

 

Dez participantes, três mulheres e sete homens, com idade de 44,6 ± 8,9 anos, entraram e completaram o estudo. A duração média do diabetes era de 21,8 ± 11,1 anos. A dose diária total média de insulina era de 52,5 ± 27,1 unidades por dia. Os participantes estavam todos usando um regime basal-bolus de insulina, com insulina glargina como a insulina basal, e com aspart ou lispro como “insulina bolus”. Não houve diferenças significativas entre os grupos no início do estudo.

 

dieta low carb diabetes tipo 1 resultados

Abaixo os principais resultados e conclusões dos estudos:

 

O controle glicêmico medido pela hemoglobina glicada (HbA1c) melhorou e o uso diário total de insulina reduziu-se no grupo de baixo carboidrato (low carb). A alteração no uso de insulina entre os grupos foi significativa, porém não houve diferença entre os grupos no controle glicêmico.

 

Não houve alteração na variabilidade glicêmica em nenhum dos grupos, e não houve diferença entre os grupos. Não houve diferenças observadas na pressão arterial, creatinina ou perfil lipídico.

 

Este pequeno estudo fornece provas preliminares de que uma dieta low carb pode ser uma opção de estilo de vida para adultos com diabetes tipo 1, particularmente aqueles que desejam perder peso. Embora não seja estatisticamente significante, o grupo low carb perdeu uma média de 5 kg ao longo de 12 semanas, reduzindo o IMC médio de 27 a 25 kg / m2.As doses de insulina e o valor da hemoglobina glicada foram significativamente reduzidos. Um estudo maior é necessário para confirmar esses benefícios em uma coorte mais ampla.

 

Este estudo não encontrou qualquer alteração significativa no colesterol LDL no grupo low carb (restrito de carboidratos). Não pareceu haver qualquer efeito significativo da restrição de carboidratos na qualidade de vida, conforme medido por questionário.

dieta low carb diabetes tipo 1 estudo

 

ConclusãoA dieta low carb é uma opção viável para as pessoas com DM tipo 1, quando combinado com um regime de insulina flexível e contagem de carboidratos. Permite reduzir as necessidades diárias totais de insulina e foi associada a um melhor controlo glicêmico. Este estudo não demonstrou melhorias na variabilidade da glicose. O uso de uma dieta low carb pode ser particularmente útil para aqueles que desejam perder peso.

 

Pesquisas adicionais são necessárias para determinar se fontes não-carboidratos de glicose podem confundir as estimativas usuais de carboidratos com relação à insulina na vigência de uma dieta low carb e se precisam ser levadas em conta na administração de insulina para aqueles com diabetes tipo 1 seguindo uma dieta low carb.

 Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!

 

Saiba mais sobre o Diabetes:

- Dieta Low Carb e Diabetes - tudo o que você precisa saber!

- Diabetes - Educação em Diabetes - Índice

ImprimirEmail

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Coaching em Saúde e Emagrecimento

instagram

Siga no Instagram: @dr.rodrigobomeny

Site criado por Empório de Sites e otimizado por Agencia Digital