Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Dieta Low Carb e Diabetes: cognição

Com o aumento da prevalência de obesidade e diabetes tipo 2, o interesse em dietas muito baixas em carboidratos tem aumentado. Isto é apoiado não só por orientações dietéticas atuais, mas também por evidências crescentes que demonstram a eficácia a longo prazo das dietas Low Carb para melhorar o controle glicêmico e os resultados cardiometabólicos, comparados com dietas high carb tradicionais.

O diabetes tipo 2 aumenta o risco de comprometimento cognitivo e demência. A eficiência psicomotora, a aprendizagem, o funcionamento executivo, a memória e a rapidez do processamento da informação são freqüentemente os mais afetados. Isso ressalta a importância de considerar o efeito das estratégias de gestão do diabetes sobre a função cognitiva.

 

Uma preocupação com as dietas low carb é que a restrição de carboidratos abaixo da dose diária recomendada de 130 g/d, correspondente à quantidade mínima média utilizada pelo cérebro, o que poderia prejudicar a função cognitiva. Consequentemente, existem preocupações de que as dietas low carb possam afetar negativamente a função cognitiva.

 

Este estudo, publicado em 2016 no British Journal of Nutrition, comparou os efeitos a longo prazo de uma dieta com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura com uma dieta rica em carboidratos e com baixo teor de gordura, no desempenho cognitivo em indivíduos com diabetes tipo 2. No total, 115 adultos obesos com diabetes tipo 2, relativamente controlados (média da hemoglobina glicada 7,2), foram randomizados para consumir uma dieta com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura (low carb) com uma dieta rica em carboidratos e com baixo teor de gordura.

Dieta Low Car e Diabetes - publicação - avaliação da cognição

 

Além da alimentação, os dois grupos foram submetidos a exercícios aeróbicos / de resistência supervisionados (60 min, 3 dias por semana), durante 52 semanas.

 

A avaliação da velocidade perceptiva, velocidade de raciocínio, capacidade de raciocínio, memória de trabalho, fluência verbal, velocidade de processamento, memória de curto prazo, inibição e velocidade de varredura da memória foram avaliadas antes e após a intervenção.

 

Não foram observadas diferenças nas mudanças dos escores de desempenho do teste cognitivo entre os grupos de dieta (low carb x high carb) para qualquer um dos resultados da função cognitiva avaliados.

 

Os dois grupos apresentaram perda de peso e melhora da hemoglobina glicada, sem diferença significativa entre ambos.

 

Em adultos obesos com diabetes tipo 2, ambas as dietas de perda de peso de low carb e high carb, combinadas com treinamento de exercícios, tiveram efeitos semelhantes no desempenho cognitivo. Isto sugere que uma dieta com baixo carboidrato (dieta low carb), integrada num programa de modificação de estilo de vida, pode ser utilizada como uma estratégia para o controle do peso e do diabetes, sem a preocupação de afetar negativamente a função cognitiva.

 

Estudos adicionais devem ser realizados para avaliar os efeitos cognitivos dessas dietas (low carb e high carb) em idosos com diabetes tipo 2, complicações pré-existentes de diabetes, função cognitiva mais pobre e controle glicêmico, que estão em maior risco de declínio cognitivo.

 

Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!

 

Saiba mais sobre o Diabetes:

- Dieta Low Carb e Diabetes - tudo o que você precisa saber!

- Diabetes - Educação em Diabetes - Índice

ImprimirEmail

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Coaching em Saúde e Emagrecimento

instagram

Siga no Instagram: @dr.rodrigobomeny

Site criado por Empório de Sites e otimizado por Agencia Digital