Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Diabetes e os Rins - Nefropatia Diabética

 

Ter DIABETES aumenta o risco de diversas outras doenças, incluindo infarto, AVC (derrame), retinopatia diabética (perda de visão), neuropatia (alteração dos nervos) e doenças nos rins. A princípio isso parece assustador, mas há um boa noticia! Muito das mudanças e cuidados que você precisa fazer para prevenir uma dessas doenças, na verdade ajuda na prevenção de todas!

 

Os rins exercem uma importante função no nosso corpo. Eles filtram todo o sangue, diversas vezes ao dia, removendo todas as toxinas e excesso de sal e água do nosso corpo. Se os rins começam a ficar doentes, a função que eles exercem fica prejudicada, tornando o sangue “sujo” de toxinas.

 

diabetes e rins

 

Descobrir que você tem nefropatia diabética (doença renal) logo no seu inicio, pode alertá-lo que os seus rins estão em perigo! Os rins, assim como os olhos e os nervos, podem ser acometidos e sofrer alterações importantes em decorrência do excesso de açúcar no sangue.

 

A NEFROPATIA DIABÉTICA geralmente não causa sintomas, e as pessoas que as tem geralmente produzem uma quantidade normal de urina. Para detectar precocemente a nefropatia diabética é preciso realizar testes que avaliem a excreção de determinadas proteínas na urina assim como exames de sangue que avaliem a função dos rins.

diabetes nefropatia

Alguns fatores aumentam o risco do aparecimento da NEFROPATIA DIABÉTICA, tais como: altos níveis de GLICOSE (açúcar) no sangue cronicamente, obesidade ou sobrepeso, tabagismo, a presença de RETINOPATIA DIABÉTICA (problemas nos olhos) ou de NEUROPATIA DIABÉTICA.(alteração dos nervos)

 diabetes glicemia nefropatia

 

A primeira alteração no rim do paciente com DIABETES é funcionar demais! Sim, ele passa a filtrar 20% a mais do que o normal (hiperfunção renal), podendo ocasionar perda de proteína na urina. Tanto a hiperfunção renal como a proteínúria (perda de proteína na urina) são reversíveis com o bom controle do DIABETES.

 

Com o tempo as lesões começam a atingir os glomérulos (local do rim onde ocorre a filtração do sangue) e os vasos sangüíneos, ocasionando uma piora progressiva da função dos rins.

diabetes rins nefropatia

É preciso monitorizar periodicamente a função dos rins no paciente com DIABETES. Isso pode ser feito através da dosagem da albumina na urina e da creatinina no sangue.

 

É recomendado realizar a dosagem inicial de albumina na urina ao diagnóstico no paciente com DIABETES tipo 2 e após 5 anos do diagnóstico nos pacientes com diabetes tipo 1. Se os valores estiverem normais, é preciso repetir a dosagem anualmente.

 

A creatinina não causa prejuízo ao nosso corpo, sendo produzida e eliminada de forma constante pelo organismo. Se os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina produzida diariamente pelos músculos, eles provavelmente também estarão tendo problemas para eliminar diversas outras substâncias do nosso metabolismo, incluindo toxinas. Portanto, um aumento da concentração de creatinina no sangue é um sinal de insuficiência renal.

 

Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica prejudicada, as concentrações de creatinina no sangue tendem a ser elevar. De uma maneira geral, quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal.

 

No estágio final da doença os rins param de funcionar, sendo necessário o uso de máquinas que realizem a função que antes os rins faziam (diálise).

 diabetes tratamento nefropatia

As principais mudanças que devem ser feitas para evitar o aparecimento ou a progressão da doença dos rins são:

 

- Mudança do estilo de vida (alimentação saudável e atividade física)
- Perda de peso
- Parar de fumar
- Controle dos níveis de glicose no sangue
- Controle da pressão arterial.

pressao arterial nefropatia

 

Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!

 

Saiba mais sobre o Diabetes:

- Diabetes - Educação em Diabetes - Índice

ImprimirEmail

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Coaching em Saúde e Emagrecimento

instagram

Siga no Instagram: @dr.rodrigobomeny

Site criado por Empório de Sites e otimizado por Agencia Digital