Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

AGENDE CONSULTA - LIGUE (11) 5543-1612/5093-4512 - WhatsApp: (11) 98385-8841

Como utilizamos a energia dos alimentos?

 

Boa parte (aproximadamente 75%) da ENERGIA que utilizamos diariamente é usada apenas para manter o nosso organismo funcionando - ou seja para manter a temperatura corporal, o coração batendo, para que os rins, figado e cérebro funcionem. Essa necessidade basal de energia é chamado de "gasto energético basal" ou "TAXA METABÓLICA BASAL".

 

Também precisamos de energia para comer e digerir os alimentos. Esse processo se chama TERMOGÊNESE ALIMENTAR, e consome aproximadamte 100 calorias por dia.

diegestao alimentos diabetes

Outro destino importante da energia é nas ATIVIDADES FÍSICAS. Cada vez que movimentamos nossos braços ou nossas pernas, precisamos de energia para acionar os músculos. Lógico que atividades intensas gastam mais energia, mas mesmo atividades físicas leves contribuem para o gasto de energia. Subir escadas, ficar em pé ao invés de sentado, levantar para trocar o canal da TV, tudo isso contribui para QUEIMA DE CALORIAS.  

 

atividade fisica energia diabetes

 

Pela teoria do balanço energético dizemos que quando ingerimos mais calorias do que utilizamos, ganhamos peso; ou seja, armazenamos o excesso de energia sob a forma de GORDURA. Ao contrário, quando utilizamos mais calorias do que ingerimos, perdemos peso; ou seja, acionamos nossos depósitos energéticos, começando pelos reservatórios de gordura.

 

Sendo assim, qualquer pequeno desequilíbrio entre a energia consumida e a energia gasta poderá resultar em variações do PESO. Pequenos desequilíbros de 100 calorias, como ingerir dois biscoitos a mais que o necessário, deixar de caminhar até o trabalho ou de subir escadas, ao final de 1 ano, geram um desequilíbro de quase 40000 calorias, o que pode resultar em um aumento de até 5 kg no peso. 

 

balaco energetico

 

Muitos questionam hoje a validade dessa teoria. Será que o nosso corpo lida com as calorias de diferentes fontes da mesma forma? A caloria vinda de um carboidrato tem o mesmo destino que a caloria proveniente de uma gordura? A resposta hormonal e metabólica seria a mesma? Muitos estudos indicam que não.

 

Provavelmente a qualidade do que comemos, ou seja, carboidrato, proteina ou gordura, interfira mais no peso do que o próprio balanço calórico, apesar é claro, dele também interferir.

 

De uma forma ou de outra, o cuidado com o peso é determinante no tratamento do DIABETES.

 

Na CONSULTA COM O ENDOCRINOLOGISTA tire as suas dúvidas e informe-se. A informação é um importante remédio no TRATAMENTO DO DIABETES!

 

  Saiba mais sobre o Diabetes:

- Diabetes - Educação em Diabetes - Índice

- Educação em Diabetes - Página Inicial

ImprimirEmail

Consultórios

 

Clínica Instituto Aster

Unidade Campo Belo - Brooklin
Rua Paiaguás, 152
www.astermedicina.com.br

Hospital Israelita Albert Einstein

Unidade Perdizes - Higienópolis
Rua Apiacás, 85 3º andar
www.einstein.br

dr rodrigo bomeny

Conteúdo de caráter informativo. Consulte sempre um endocrinologista.

Copyright © Dr Rodrigo Bomeny. Todos os direitos reservados.

Endocrinologista SP - São Paulo - Zona Sul e Zona Oeste

Endocrinologista USP - Coaching em Saúde e Emagrecimento

instagram

Siga no Instagram: @dr.rodrigobomeny

Site criado por Empório de Sites e otimizado por Agencia Digital